[News] Morre Steve Jobs - Apple confirma a morte


Steve Jobs, ex-CEO e um dos fundadores da Apple, morreu nesta quarta-feira (5) aos 56 anos. A informação acaba de ser confirmada pelo site da Apple. O executivo vinha se tratando de um câncer há anos.

"O brilho de Steve, sua paixão e energia foram a fonte de inúmeras inovações que enriqueceram e melhoraram nossa vida. O mundo ficou incomparavelmente melhor por causa dele", diz o comunicado da empresa.

Com Jobs no comando, a Apple abalou o mercado de PCs no fim dos anos 90 com o iMac, colocou a  música digital em um novo patamar com o iPod e o iTunes, revolucionou a indústria de telefonia celular  com o iPhone e, recentemente, abalou o mercado de tablets com o iPad. Durante seu exílio da Apple entre 1985 e 1997, Jobs fundou a NeXT, onde as sementes do futuro do hardware e software da Apple foram plantadas, e levou a Hollywood a Pixar, que se tornou uma titã dos filmes de animação.

Em abril do ano passado, os fortes resultados da companhia no comando de Steve Jobs levaram sua empresa (então cotada a 200 bilhões de dólares) a superar o valor de mercado da Microsoft.
No último trimestre de 2010 (o primeiro período fiscal de 2011), a Apple  teve lucro líquido de 6 bilhões dólares (crescimento de 78%), com 6,43 dólares por ação.

Saúde debilitada

O polêmico executivo enfrentou vários problemas de saúde nos últimos anos. Em agosto de 2004, foi diagnosticado com câncer no pâncreas, o que exigiu uma operação. No mês seguinte, ele já estava trabalhando. Mas seu estado de saúde começou a chamar a atenção. Em 2006, ele estava notavelmente mais magro, a ponto de ser descrito como “esquelético”. Em 2008, a empresa afirmou que ele estava sofrendo de um “doença comum” e tomando antibiótico para combatê-la.

Os rumores ganharam mais força em agosto de 2008, quando a Bloomberg publicou erroneamente o obituário de Jobs. Mesmo não trazendo uma data e "causa da morte", e apesar do site ter removido a notícia rapidamente e publicado uma retratação, a saúde do executivo continuou como tópico, gerando várias notícias especulativas sobre o futuro da Apple sem Jobs.


Em janeiro de 2009, Jobs revelou em uma carta que um desequilíbrio hormonal havia causado sua perceptível perda de peso. Na época, ele disse que continuaria como CEO, não oferecendo mais detalhes sobre o tratamento, dizendo apenas que era algo simples.

Cerca de uma semana depois, ele anuncia que tiraria uma licença médica da Apple até junho para tratar sua condição médica, que ele disse ter mudado. Nem a Apple nem Jobs revelaram informações sobre sua doença. O COO da empresa, Tim Cook, assumiu as operações cotidianas no lugar de Jobs. No final de junho daquele ano, ele voltou ao trabalho. Em junho foi divulgada a informação de que ele havia passado por um transplante fígado.

Em janeiro de 2011, Jobs anunciou mais uma licença médica de seu cargo na Apple, sem especificar qual a razão para isso e quanto tempo ficará afastado. Mais uma vez, o COO Tim Cook assumiu suas tarefas diárias.

Fonte: Mac World Brasil



0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou do nosso artigo ? Deixe o seu comentário e participe!

Contact

Talk to us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Dolores iusto fugit esse soluta quae debitis quibusdam harum voluptatem, maxime, aliquam sequi. Tempora ipsum magni unde velit corporis fuga, necessitatibus blanditiis.

Address:

9983 City name, Street name, 232 Apartment C

Work Time:

Monday - Friday from 9am to 5pm

Phone:

595 12 34 567

Tecnologia do Blogger.

Ads 300 x 250

Recent Comments

About